in

Iguatemi São Paulo apoia Estúdio Campana em curadoria na loja do MAM – Glamurama

Iguatemi São Paulo apoia Estúdio Campana em curadoria na Loja do MAM || Créditos: Divulgação

Durante a 36 ª edição do Panorama da Arte Brasileira no MAM São Paulo, a loja do museu recebe projeto com a curadoria dos irmãos Fernando e Humberto Campana e apoio do Iguatemi São Paulo. O projeto pro bono do Estúdio Campana cobre as paredes e piso na cor terracota, remetendo ao Nordeste, região onde os irmãos realizaram extensa pesquisa da cultura local ao longo dos 35 anos de carreira. A proposta é oferecer ao público uma amostra da produção artesanal, criatividade e manualidade através de peças cuidadosamente escolhidas de artistas de várias regiões brasileiras, além de objetos do catálogo do Instituto Campana. Essa seleção de mais de 100 peças dialoga com o conceito expandido de sertão, tema da exposição. Toda a renda obtida na loja será revertida para a manutenção do museu.

“Baseamos nossa pesquisa em peças feitas a partir de materiais de proveniência local, como os brinquedos confeccionados a partir da palmeira de Meriti, árvore do Pará, caracterizada pela leveza e coloração. Esse tipo de trabalho é algo que fazemos muito no Estúdio para nossos projetos, como na coleção Cangaço e Paraíba, enraizadas em referências de lugares como Juazeiro do Norte, no Ceará, e Esperança, na Paraíba”, afirma Fernando Campana. “O sertão é a flexibilidade do povo de rapidez de adaptação a situações difíceis, com respostas positivas. É o fazer manual, algo que vemos especialmente nos mercados populares, não apenas no nordeste, mas o ‘sertão’ dentro de cada cidade. É onde se vê a produção local e a manualidade brasileira ainda viva, que resiste ao plástico, ao industrializado. Queremos que as pessoas que visitem a loja sintam a presença e valorizem a ‘mão’ da cultura brasileira, uma das nossas maiores riquezas”, observa Humberto Campana.

Irmãos Campana na loja MAM
Onde: Museu de Arte Moderna de São Paulo |Parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)
Quando: Terça a domingo, das 10h às 18h

 

Fonte Oficial: https://glamurama.uol.com.br/aprov-iguatemi-sao-paulo-apoia-estudio-campana-em-curadoria-na-loja-do-mam/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Segredos dos Famosos.

Nasa diz que incêndios são os mais intensos desde 2010 e concorda com dados do INPE – Jovem Pan FM