in

MP investiga rompimento de barragem na Bahia – Jovem Pan FM

Incidente ocorreu na manhã de quinta-feira (11) e deixou pelo menos 350 famílias desabrigadas

DivulgaçãoPelo menos 350 famílias ficaram desabrigadas após o rompimento da barragem do Quati, em Pedro Alexandre, na Bahia

O Ministério Público da Bahia (MPBA) instaurou um inquérito civil para apurar as causas e as consequências do rompimento da barragem do Quati, no município de Pedro Alexandre, na Bahia. O incidente ocorreu na manhã de quinta-feira (11) e deixou pelo menos 350 famílias desabrigadas. Não há informações de vítimas fatais nem de desaparecidos.

De acordo com a promotora do meio ambiente do Ministério Público baiano, Luciana Khoury, o inquérito tem como objetivo apurar a situação em que a barragem se encontrava. “Vamos apurar as responsabilidades, se houve as devidas medidas para a construção da barragem, se tiveram as fiscalizações pelo Enema, que é o órgão que tem essa responsabilidade. O que essas fiscalizações apontaram? Já existiam indicações de problemas estruturantes na barragem? Porque essa barragem é considerada de alto risco em razão da população logo abaixo”, disse ela.

A promotora do meio ambiente explicou ainda que, por ser uma região semi árida, a chuva é importante para a população local, que sofria há quatro anos com a seca. O grande volume das águas nos últimos dias é que pode ter causado o rompimento da estrutura.

Ao contrário da barragem de Brumadinho, por exemplo, que estourou no começo deste ano, a estrutura de Pedro Alexandre não era composta por rejeitos de minério, conforme explica Khoury. “Você tem uma diferneça porque ela não é feita com rejeito, ela é feita com água e existe a passagem de água de maneira permanente.”

A barragem do Quati foi construída pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car) e entregue em novembro de 2000 à Associação de Moradores da Comunidade de Quati.

*Com informações da repórter Nicole Fusco

Fonte Oficial: https://jovempan.uol.com.br/programas/jornal-da-manha/mp-investiga-rompimento-de-barragem-na-bahia.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Segredos dos Famosos.

Liberação de emendas não foi volta ‘à velha política’, diz ministro da articulação política – Jovem Pan FM

Hotel no Japão oferece suíte com réplica idêntica do cockpit de um Boeing 737-800 e que funciona… – Glamurama