in

Projeto que autoriza a demissão de servidores públicos por ‘insuficiência de desempenho’ vai ao Senado – Jovem Pan FM

Divulgação/Agência SenadoJuíza Selma aprovou medida que leva projeto diretamente ao plenário

Depois de ser aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (10), o Senado Federal vai discutir um projeto de lei que autoriza a demissão de servidores públicos concursados e estáveis por insuficiência de desempenho. A relatora do projeto, Juíza Selma (PSL), aprovou um requerimento para levar o texto diretamente ao plenário da Casa.

Os concursados adquirem estabilidade após três anos e avaliações de desempenho, e podem ser demitidos por decisão judicial ou processo administrativo disciplinar. A terceira possibilidade, por mau desempenho, foi incluída na Constituição, mas ainda não regulamentada. “A intenção do projeto é exatamente valorizar o servidor, e não desvalorizar. Nós precisamos valorizar o servidor que trabalha, e não o servidor que fica fazendo coro”, afirmou Selma.

Durante a discussão, a senadora Zenaide Maia ressaltou, no entanto, que já existem regras para mensurar a atividade pública. “Os trabalhadores, serja ele do serviço público ou privado, são vistos como se fossem fraudadores e não é assim”, disse.

Já para Lasier Martins, a medida é correta, uma vez que a população precisa receber um serviço de qualidade. “O que se quer é que o contribuinte brasileiro, o prestador, o cumpridor de impostos, tenha a garantia de um mínimo de eficiência. Então por isso estabelece requisitos, que se comprove produtividade e qualidade.”

O projeto propõe uma avaliação anual de desempenho dos servidores, compreendendo o período entre 1º de maio de um ano e 30 de abril do ano seguinte. Para cada servidor, o responsável pela avaliação será uma comissão formada por três pessoas: a sua chefia imediata, outro servidor estável escolhido pelo órgão de recursos humanos da instituição e um colega lotado na mesma unidade.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos 

Fonte Oficial: https://jovempan.uol.com.br/programas/jornal-da-manha/projeto-que-autoriza-a-demissao-de-servidores-publicos-por-insuficiencia-de-desempenho-vai-ao-senado.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Segredos dos Famosos.

Meghan Markle pode ter escolhido maquiador para ser um dos padrinhos de Archie – Glamurama

Josias de Souza: Cada emenda aprovada reduz economia da reforma da Previdência – Jovem Pan FM