in

Senado cria comissão especial para acompanhar tramitação da reforma da Previdência na Câmara – Jovem Pan FM

Marcos Oliveira/Agência SenadoObjetivo de colegiado é agilizar aprovação da reforma

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), criou na noite desta quinta-feira (14) uma comissão especial destinada ao acompanhamento da tramitação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. A instalação está prevista para terça (19).

O colegiado será composto por nove membros titulares e nove suplentes. A presidência ficará com o senador Otto Alencar (PSD-BA) e a relatoria, com Tasso Jereissati (PSDB-CE). Os membros substituto ainda serão indicados pelos partidos.

Membros titulares da comissão

  • Otto Alencar (PSD-BA), presidente;
  • Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator;
  • Cid Gomes (PDT-CE);
  • Eduardo Braga (MDB-AM);
  • Elmano Férrer (PODE-PI);
  • Espiridião Amim (PP-SC);
  • Jaques Vagner (PT-BA);
  • Rodrigo Pacheco (DEM-GO);
  • Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB).

Objetivo é agilizar análises

O objetivo da comissão é mostrar a deputados divergências e expectativas de senadores para que o texto seja aprovado na Câmara com os principais pontos já pacificados, facilitando o trâmite e dando agilidade a todas as fases de aprovação.

Como as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) – caso da reforma da Previdência – não têm Casa revisora enquanto sofrer alteração de mérito, o texto passa da Câmara para o Senado, e vice-versa, até que não seja mais modificado.

Para evitar esse vai e vem do projeto de mudança nas aposentadorias, a ideia é que senadores aprovem o texto analisado pelos deputados e a saída encontrada por Alcolumbre para que isso ocorra de maneira mais tranquila foi a criação da comissão especial.

Na Câmara, a expectativa é que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) vote a medida até dia 28 deste mês. A data pode ser alterada, já que partidos querem frear a análise até que o governo envie proposta alterando o sistema previdenciário de militares.

Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, a proposta será entregue à Câmara no dia 20 de março. Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), contudo, descarta que a divergência possa atrasar o debate e a considera “inócua”.

*Com informações da Agência Brasil

Fonte Oficial: https://jovempan.uol.com.br/noticias/brasil/senado-cria-comissao-especial-para-acompanhar-tramitacao-da-reforma-da-previdencia-na-camara.html.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Segredos dos Famosos.

Comentários

Acusador de Michael Jackson não foi convidado para show – O Fuxico